Mas somos nós que temos que fazer de tudo para melhorar as nossas vidas e de nossas comunidades, pois são nelas onde temos, invariavelmente nossas relações de trabalho e sociais e nelas estudamos, nos amamos, nos curamos e vivemos nossas vidas. Em seguida trago algo, na minha visão que jamais deve acontecer no âmbito de nossos munícipios. A tentativa de extermínio de um político só porque ele pensa diferente e atua diferente da maioria dos anteriores. E isso não importa se ele é ogro ou algo do gênero. O que importa são seus bons princípios.
Foi incrível a sanha que alguns atores políticos e até midiáticos instigaram o governo passado, sobretudo, em relação às questões em que eram contrários. Até crime de genocídio, que não é previsto em nosso ordenamento jurídico constitucional ou penal, tentaram fazer com que ele respondesse. O mais surpreendente, para ninguém, é que o atual governo na 1ª oportunidade que teve, já veio com esse discurso de vingança, que quem fez tem de pagar. Primeiro as coisas têm que estar legalmente previstas e, se na época mesmo tendo todo o STF contra nada foi adiante, isso será como tentar requentar leite frio.
O Brasil em que pese todas as vozes contrárias, foi o país que mais vacinou no mundo, e isso não tem repercussão positiva nenhuma, internamente! Outra coisa que não sei como o novo governo vai fazer é para provar que recebeu o Brasil com um rombo gigantesco nas contas públicas. Foi justamente o contrário do que disseram todos os institutos de pesquisas econômicas nacionais e internacionais. Todas Estatais deram lucros nos últimos anos e o próprio governo que saiu teve superávits primários seguidos em suas contas, algo reconhecido internacionalmente, pois foi conseguido em meio à pandemia e à guerra da Ucrânia.
Nunca se produziu ou entregou tantas realizações em obras de infraestrutura como nos últimos quatro anos, certo é que tinham muitas obras dos governos anteriores, mas que foram retomadas e entregues. As obras existem e são palpáveis, não precisam acreditar em mim ou em qualquer outra pessoa que diga isso.
O Homem subiu a rampa, mas vai ficar feio para sustentar coisas que não ocorreram. Sinceramente, melhor seria adotar as suas políticas e governar com suas convicções do que ficar inventando algo que realmente não ocorreu. Digo isso não porque é o que quero fazer vocês acreditarem e sim porque todos os dados estão disponíveis para quem quiser ter acesso.
Esse é o cenário político nacional que se desenha. Espero que nada disso aconteça e que sejamos prósperos e felizes nos próximos anos. Que eu e muitos críticos possam vir em suas plataformas e mídias e dar a mão à palmatória e dizer: Erramos, Graças a Deus!
O que de mais importante irá acontecer nos próximos dois anos são as eleições para prefeitos e vereadores. Reforço que são nas cidades que as coisas acontecem. São nelas que temos o bem-estar ou não. São nelas que nossos filhos e netos e nossas famílias podem ter ou não ensino e saúde de qualidade. Enfim, espero que os homens e as pessoas de bem coloquem seus nomes e currículos à disposição de suas cidades e não me importa se são de esquerda ou direita, desde que tenham em mente atuar pelo interesse público verdadeiro.
Será de suma importância que a população e os eleitores fiquem atentos aos projetos de cada candidato, mas que procure separar o joio do trigo. Não adianta eu votar por uma cesta básica, uma pintura de muro, um trocadinho e outros favores, pois isso é efêmero (se esvai). Daqui a pouco estaremos com as prefeituras e câmaras municipais cheias de alpinistas, que só pensam em si, no poder e na reeleição, sem se preocupar com as reais necessidades do povo, que é o objetivo maior da existência das cidades.
Uma outra coisa para que vocês fiquem atentos. É em relação aos futuros candidatos. Não importa se eles serão filhos legítimos da terra (nativos). O que mais importa é sua capacidade de administrar e gerir bem a coisa pública. Eleja um bom gestor e vocês terão muito menos problemas, pois eles saberão dar o devido valor ao bom uso dos já escassos orçamentos públicos municipais.
Muitas vezes vemos em cidades menores o voto de cabresto, pois a família já comanda a política há anos ou em função de sindicalistas ou líderes comunitários. A experiência ao longo da história demonstra que só isso não basta. Observem os feitos e realizações desses líderes, se eles em algum momento responderam ou respondem a processos ou se foram condenados.
Eu tenho mais de 40 anos de trabalho na Receita Federal, sendo mais de 10 anos na Corregedoria e outros 10 anos como administrador público e ordenador de despesas. Quem não deve não teme! Quem tem boa índole não se mete com coisas escusas ou espúrias! A oportunidade é que faz o ladrão! Portanto, observem seus candidatos, vamos fazer valer em nossas escolhas a Lei da Ficha Limpa. Depois, caso seus candidatos sejam eleitos, vamos fiscalizar, acompanhar sua trajetória, realizações e benefícios trazidos por eles em prol da sociedade onde vivem. Ah, mas como fazer isso? Isso tem até na Constituição Federal de 1988. Acreditam? Não deixem de ler o artigo 29, 30 e 31. Então como podem ver existe N maneiras de participação da sociedade organizada e/ou contribuinte na gestão e fiscalização do munícipio. Basta alguém lhes mostrar essa possibilidade e incentivar. Eu estou disposto!
Sou conhecido como CARLOS NERI e depois de duas recusas, agora aposentado, devo concorrer a vereador na minha cidade.
Carlos Roberto Neri Matos – Consultor Master - ADERA Consultoria, Professor Especialista em Direito Administrativo, Administração Pública, Direito Tributário e Aduaneiro, Membro da Academia Goiana Maçônica de Letras, Ex-Superintendente do Ministério da Fazenda e Servidor aposentado da Receita Federal
Comentários: