Portal de Notícias

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025
Você sabe o que é um Escritório de Experiência do Paciente?

Saúde & Bem-Estar

Você sabe o que é um Escritório de Experiência do Paciente?

A experiência abrange a gama de interações que os pacientes têm com o sistema de saúde

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Diante do novo perfil de pacientes, como consumidores informados, engajados e influenciadores, é importante que os profissionais e instituições de saúde adaptem-se e entendam que as necessidades de seus pacientes passam por um novo viés, o da experiência e não apenas o da satisfação.

A experiência abrange a gama de interações que os pacientes têm com o sistema de saúde, incluindo operadoras, médicos, demais profissionais de saúde, consultórios e outras instalações de cuidados de saúde. Como um componente integral da qualidade, a experiência do paciente inclui vários aspectos da prestação de cuidados de saúde que os pacientes valorizam muito quando procuram e recebem cuidados.

Entender a experiência do paciente é um passo fundamental para avançar no cuidado centrado no enfermo. Ao olhar para vários aspectos da experiência do paciente, pode-se avaliar até que ponto os pacientes e familiares estão recebendo cuidados respeitosos e que respondem às preferências, necessidades e valores individuais de cada pessoa. Avaliar a experiência do paciente, juntamente com outros componentes, como a eficácia e a segurança dos cuidados, é essencial para fornecer um quadro completo da qualidade do atendimento de saúde.

Um escritório de experiência do paciente pode ajudar a desenvolver estratégias e programas que impulsionam a excelência na experiência do paciente.  E para isso, é necessária uma estrutura que possua métodos e ferramentas para envolver os enfermos, familiares e profissionais no processo de construção da jornada e facilite a comunicação e criação de ambiente seguro onde os pacientes se sintam à vontade para compartilhar seus pensamentos e sentimentos sobre sua experiência com as diversas equipes.

Além disso, o escritório de experiência do paciente é um local onde os profissionais podem refletir sobre o crescimento da instituição de saúde, analisar as mudanças que acontecem no mercado e definir ações para manter o foco em seus clientes e obter resultados positivos em suas estratégias corporativas.

No próximo dia 27 de abril, no 4º Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada, que será realizado no teatro Sesi, em Goiânia, falarei sobre o assunto durante o minicurso “Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente como Fator de Diferenciação no Mercado da  Saúde”, juntamente com outros palestrantes. Na oportunidade abordarei sobre “Escritório de Experiência do Paciente: Importância para a Gestão Estratégica”.

 Gisele Alves R. Faria é líder de Experiência do Paciente pelo Instituto de Ensino Sírio Libanês, atua há 18 anos na área de gestão administrativa e relacionamento comercial. Experiência em implementação e desenvolvimento de rotinas para acreditação e certificação de qualidade ONA e PADI; expertise em implantação de escritório de Experiência do Paciente; Professora titular do curso Master Business Health do Instituto da Agir Saúde

FONTE/CRÉDITOS: Gisele Fariaaria
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação
Comentários:
Gisele Faria

Publicado por:

Gisele Faria

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
mega
mega
f5
f5

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )