Portal de Notícias

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025
Minaçu: uma pérola a ser explorada

Economia

Minaçu: uma pérola a ser explorada

Vislumbra-se anos mais auspiciosos na área do ecoturismo que pode aumentar a arrecadação do município

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Situado ao norte do estado de Goiás, a 504 Km de Goiânia, a cidade de Minaçu tem 46 anos, ou seja, “uma jovem senhora”, com aproximadamente 29 mil habitantes e uma área de município em torno de 2.855 quilômetros quadrados.

Podemos dizer que a cidade começou sua formação em meados dos anos 60, desenvolvendo-se em torno da mineração de amianto, vindo a tornar o Brasil auto suficiente. Depois de vários e vários anos de uso em larga escala, o amianto tornou-se um produto que foi restringido/proibido por aumentar o risco de câncer de pulmão. Quer queira quer não, isso teve um impacto na economia, mas a cidade continuou firme.

Hoje em dia vislumbra-se anos mais auspiciosos na área do ecoturismo, onde além do Lago Serra da Mesa e a Praia do Sol, os mais conhecidos pontos turísticos, temos diversas outras possibilidades para o incremento de atividades náuticas de mergulho, da pesca esportiva, exploração de cavernas, de trilhas, de corredeiras, de cachoeiras, inclusive para a prática de esportes radicais.

Leia Também:

Em levantamento feito pela Universidade Estadual de Goiás, foram identificados vários recantos e lugares que, se bem explorados, com criação e melhoria de infraestrutura, em parcerias públicas-privadas, podem muito bem trazer mais opções de turismo e lazer aos minaçuenses, aos goianos, brasileiros, quiçá até no aumento de turistas estrangeiros.

Temos identificados a Ponte do Rubão, Corredeira do Boiadeiro, Cachoeira do Matula, Corredeiras do Jorge, Cachoeira da Fumaça, Gruta do Ataíde, Poço do Sino, Lagoa Azul, El Dourado, Corredeiras do Lajeado, Balsa do Buriti, Corredeiras do Derval, Cachoeira do Rio Branco, Usina Hidrelétrica do Cana Brava, Rio Cana Brava, Corredeiras do Rasga Bunda.

Muitas vezes os prefeitos, em função de outras prioridades, deixam um pouco de lado o turismo local, mas isso pode ser uma mina de ouro inexplorada onde se está perdendo arrecadação e mais meios de melhorar a vida dos citadinos. Sou conhecido como CARLOS NERI.

Carlos Roberto Neri Matos – Consultor Master - ADERA Consultoria, Professor Especialista em Direito Administrativo, Administração Pública, Direito Tributário e Aduaneiro, Membro da Academia Goiana Maçônica de Letras, Ex-Superintendente do Ministério da Fazenda e Servidor aposentado da Receita Federal

Comentários:
Carlos Neri

Publicado por:

Carlos Neri

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
f5
f5
mega
mega

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )