Portal de Notícias

Domingo, 16 de Marco de 2025
CORA: o hospital da dignidade

Saúde & Bem-Estar

CORA: o hospital da dignidade

O hospital será primeira unidade de saúde da rede estadual exclusivamente dedicada ao tratamento do câncer

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Ao anunciar o início das obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás – CORA, primeira unidade de saúde da rede estadual exclusivamente dedicada ao tratamento do câncer, o governador Ronaldo Caiado deu início ao maior e mais importante legado que deixará na área da Saúde em nosso estado. O novo hospital representa mais dignidade para todos que precisam de atendimento humanizado para enfrentar essa grave doença. 

O nome Cora presta homenagem à grande poetisa goiana, Cora Coralina e seguirá o modelo de atendimento do Hospital de Amor, de Barretos, São Paulo, a maior unidade de saúde especializada no atendimento ao câncer da América Latina e que atende diariamente mais de sete mil pacientes gratuitamente. Serão investidos R$ 424,71 milhões para construir o hospital em uma área superior a 170 mil metros quadrados. A unidade contará com 148 leitos de internação, farmácia, centro de exames por imagem, centro cirúrgico e de infusão quimioterápica, além de aparelhagem de alta tecnologia para disgnósticos e tratamentos. 

Estruturar um hospital oncológico estadual é mais uma ação que revela a sensibilidade de Ronaldo Caiado para cuidar da saúde de Goiás desde sua primeira gestão no enfrentamento da pandemia da Covid-19. No ano de 2018 a rede estadual dispunha de 1.635 leitos de internação (UTI + enfermaria). O número saltou, na gestão do atual, para 3.453 leitos de internação em 2022, sendo 855 de UTI e 2.598 de enfermaria. 

Leia Também:

Como médico e defensor da vida, Ronaldo Caiado foi o gestor público que conseguiu implantar de fato a regionalização da saúde no estado por meio da criação da rede estadual de policlínicas. Ao todo são seis unidades que oferecem excelência em diagnósticos, atendimento ambulatorial e hemodiálise nos municípios de Posse, Goianésia, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos, Cidade de Goiás e Formosa. 

Como deputado estadual endossei a parceria institucional do Poder Legislativo como o governo para que o hospital CORA se torne uma realidade. A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) destinou ao executivo estadual R$ 6 milhões para a construção e aparelhamento desta importante unidade de saúde. O repasse dos recursos foi feito pelo nosso presidente, deputado estadual Bruno Peixoto, em nome de todos os parlamentares da Casa. 

É salutar reconhecer a dimensão de mais essa conquista para Goiás. O novo hospital CORA será o hospital da dignidade e marcará de forma indelével a gestão de Ronaldo Caiado. 

FONTE/CRÉDITOS: Julio Pina é deputado Estadual
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação
Comentários:
F5 Goiás

Publicado por:

F5 Goiás

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
f5
f5
mega
mega