Ao anunciar o início das obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás – CORA, primeira unidade de saúde da rede estadual exclusivamente dedicada ao tratamento do câncer, o governador Ronaldo Caiado deu início ao maior e mais importante legado que deixará na área da Saúde em nosso estado. O novo hospital representa mais dignidade para todos que precisam de atendimento humanizado para enfrentar essa grave doença.
O nome Cora presta homenagem à grande poetisa goiana, Cora Coralina e seguirá o modelo de atendimento do Hospital de Amor, de Barretos, São Paulo, a maior unidade de saúde especializada no atendimento ao câncer da América Latina e que atende diariamente mais de sete mil pacientes gratuitamente. Serão investidos R$ 424,71 milhões para construir o hospital em uma área superior a 170 mil metros quadrados. A unidade contará com 148 leitos de internação, farmácia, centro de exames por imagem, centro cirúrgico e de infusão quimioterápica, além de aparelhagem de alta tecnologia para disgnósticos e tratamentos.
Estruturar um hospital oncológico estadual é mais uma ação que revela a sensibilidade de Ronaldo Caiado para cuidar da saúde de Goiás desde sua primeira gestão no enfrentamento da pandemia da Covid-19. No ano de 2018 a rede estadual dispunha de 1.635 leitos de internação (UTI + enfermaria). O número saltou, na gestão do atual, para 3.453 leitos de internação em 2022, sendo 855 de UTI e 2.598 de enfermaria.
Como médico e defensor da vida, Ronaldo Caiado foi o gestor público que conseguiu implantar de fato a regionalização da saúde no estado por meio da criação da rede estadual de policlínicas. Ao todo são seis unidades que oferecem excelência em diagnósticos, atendimento ambulatorial e hemodiálise nos municípios de Posse, Goianésia, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos, Cidade de Goiás e Formosa.
Como deputado estadual endossei a parceria institucional do Poder Legislativo como o governo para que o hospital CORA se torne uma realidade. A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) destinou ao executivo estadual R$ 6 milhões para a construção e aparelhamento desta importante unidade de saúde. O repasse dos recursos foi feito pelo nosso presidente, deputado estadual Bruno Peixoto, em nome de todos os parlamentares da Casa.
É salutar reconhecer a dimensão de mais essa conquista para Goiás. O novo hospital CORA será o hospital da dignidade e marcará de forma indelével a gestão de Ronaldo Caiado.
Comentários: