Portal de Notícias

Domingo, 16 de Marco de 2025
Prefeitura de Goiânia lança Campanha Esquina Livre

Policial

Prefeitura de Goiânia lança Campanha Esquina Livre

Força-tarefa será realizada nos pontos mais críticos da cidade durante todo o mês de junho

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), lançou nesta terça-feira (11/6) a Campanha Esquina Livre. O objetivo é reduzir o número de sinistros nos cruzamentos e promover mais segurança aos usuários da via, seja condutor ou pedestre, em toda a capital.

A Mobilidade alerta que estacionar em esquina impacta na visibilidade do condutor que deseja transpor o cruzamento. “O principal problema de estacionar o carro na esquina é a obstrução da visão, o que pode resultar em colisões e até mesmo atropelamentos. Além disso, a prática dificulta a manobra de outros veículos, causando congestionamentos e transtornos no trânsito”, explica o titular da Mobilidade, Marcelo Torrubia. 

Leia Também:

A campanha será realizada por agentes de trânsito da Mobilidade em uma força-tarefa nos pontos mais críticos da cidade durante todo o mês de junho. “É importante lembrar que este tipo de comportamento não prejudica apenas a visibilidade dos condutores, mas a maioria das rampas de acessibilidades fica próxima às esquinas”, frisa Marcelo Torrubia. 

A Mobilidade destaca que as equipes de Educação para o Trânsito trabalham diariamente no sentido de orientar os condutores. “Portanto, a Esquina Livre será um trabalho com teor fiscalizatório”, adianta o secretário. 

Infrações

Em 2022 foram registradas 5.595 infrações por estacionar nas esquinas  a menos de cinco metros  do alinhamento da via transversal. Já em 2023 esse número aumentou para 16.487 na capital. Neste ano, de janeiro a maio foram registradas 6.959 infrações por estacionamento em esquinas. 

De acordo com o Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo nas esquinas a menos de cinco metros  do alinhamento da via transversal é uma infração média com multa de R$ 130,16 e  quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da medida administrativa, neste caso, a remoção do veículo. 

FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Municipal de Mobilidade - Prefeitura de Goiânia
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Mobilidade Goiânia
Comentários:
Jéssica Andrea

Publicado por:

Jéssica Andrea

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
mega
mega
f5
f5