Portal de Notícias

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025
Batalha Dus Preto: Evento promovido pela ONEP destaca talentos locais das periferias no próximo domingo (16

Entretenimento

Batalha Dus Preto: Evento promovido pela ONEP destaca talentos locais das periferias no próximo domingo (16

O evento é uma iniciativa da ONEP em parceria com o projeto de fortalecimento dos direitos humanos para a população negra das periferias de Goiânia (Ilu Dudu).

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Este final de semana em Goiânia, a ONEP (Organização Negra Periférica Carolina Maria de Jesus) promove a Batalha Dus Preto, evento de Hip Hop com discotecagem, grafite e batalha de MC’s. O evento, já tradicional no calendário da organização, é realizado no domingo,16, com início às 17h e a entrada é gratuita. A edição deste ano acontece na praça da paz, no Jardim Nova Esperança, na região Noroeste da cidade.

O evento é uma iniciativa da ONEP em parceria com o projeto de fortalecimento dos direitos humanos para a população negra das periferias de Goiânia (Ilu Dudu). Com apoio da gira de mulheres negras e indígenas Leodegária de Jesus, do coletivo de mulheres negras e ativistas Pretas de Angola, e da UFG, por meio do coletivo de comunicação Magnífica Mundi. 

Leia Também:

Para a Batalha dus Pretos foram selecionados 8 MC’s que competirão junto a outros 8 MC's que serão sorteados dentre os inscritos no dia da competição. Além do Duelo de MC's, haverá discotecagem do rapper, compositor, Dj e produtor Jubal Sangue Bom, e da Dj Madrinha Odara.

Durante a realização do evento duas telas que irão compor as premiações serão grafitadas ao vivo pelas artistas Looh e Leoua. Um pocket show com os artistas MBK e Joop completa a programação que será comandada pelos mestres de cerimônia (MC) da ONEP, Edu e Pabla. 

A batalha de Mc's tem premiação em dinheiro para os dois primeiros colocados, que receberão obras literárias e artísticas. Além disso, a Organização Negra Periférica Carolina Maria de Jesus (ONEP), irá premiar com a obra Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus os quatro semifinalistas da competição. 

Os artistas competidores e competidoras, duelam em dois rounds diretos de 45 segundos, e precisam versar a respeito de dois temas pré-selecionados que promovam, o senso crítico, a originalidade, o bom humor e a criatividade. 

Sobre a ONEP

Pensando formas de aproximar o saber acadêmico com as experiências empíricas da periferia, a ONEP é uma organização preta autônoma, que desde 2018, trabalha educação afrocêntrica nas periferias de Goiânia e região metropolitana a partir da  cultura, arte, informação, afro afeto e a elevação do povo preto. E a cidade, prestes a completar dois anos da aprovação e promulgação da lei Nº 10805 de Julho de 2022 - que declara a cultura Hip Hop como patrimônio cultural - por meio da ONEP tem em sua agenda este evento, que, segundo os organizadores tem o objetivo de valorizar e evidenciar artistas pretos afro diasporicos e indígenas no cenário cultural do Hip Hop goiano.

FONTE/CRÉDITOS: ONEP - Carolina Maria de Jesus
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Mari Magalhães
Comentários:
Jéssica Andrea

Publicado por:

Jéssica Andrea

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
mega
mega
f5
f5

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )