Portal de Notícias

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã traz esperança para agricultores da região

Agro

Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã traz esperança para agricultores da região

Nesta primeira etapa, agricultores familiares dos municípios de Flores de Goiás, São João da D’Aliança e Formosa serão beneficiados com 150 kits de irrigação

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o governo de Goiás começou a implantação do Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã. Com parceria com o governo federal, instituições de ensino e pesquisa e  entidades representativas do setor, a inciativa visa incrementar a produção agrícola no Nordeste goiano, gerando emprego e renda.

Na primeira etapa, agricultores familiares dos municípios de Flores de Goiás, São João da D’Aliança e Formosa serão beneficiados com 150 kits de irrigação. Os equipamentos foram adquiridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com investimento federal de R$ 9,3 milhões.

Leia Também:

Esta parte do projeto abrange 300 hectares abastecidos pelas barragens do Rio Paranã e Ribeirão Porteira. A área tem capacidade de produção estimada em 4,2 mil toneladas de maracujá e 6 mil toneladas de manga por ano, o que deverá se efetivar a partir do segundo e terceiro anos de implantação das culturas, respectivamente.

Os agricultores estão sendo selecionados por critérios técnicos, entre eles a disponibilidade de área e água e o interesse em participar das capacitações obrigatórias em manejo e gestão. Cada propriedade receberá um kit de irrigação para atender dois hectares.

O governador Ronaldo Caiado ressalta que o objetivo é criar um sistema de irrigação semelhante ao do Estado de Pernambuco, com capacidade de produção competitiva. “O Vão do Paranã é uma área extremamente privilegiada tanto do ponto de vista do microclima quanto do volume de águas do rio Paranã”, afirma. 

O pesquisador em Recursos Hídricos e Irrigação e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, Lineu Rodrigues, reforça que os assentados serão beneficiados com o melhor da tecnologia de manejo de irrigação. "A fruticultura tem uma importância especial pela quantidade de mão-de-obra que emprega e pela capacidade de gerar retorno econômico e desenvolvimento social. Temos a esperança de que, com o sucesso deste projeto, iniciativas semelhantes possam ser replicadas em outras localidades".

#F5GOIÁS #F5GOIÁSAGRO #FRUTICULTURA #SEAPA #GOVERNODEGOIÁS #RONALDOCAIADO #NORDESTEGOIANO #SEAPA #LINEURODRIGUES

FONTE/CRÉDITOS: Da redação
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação
Comentários:
F5 Goiás

Publicado por:

F5 Goiás

F5 Goiás é um veículo de comunicação ágil, com ás melhores notícias do estado, informação em tempo recorde disponível para você.

Saiba Mais
f5
f5
mega
mega

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )