Portal de Notícias

Domingo, 16 de Marco de 2025
Economia Prateada: Um Olhar Pragmático sobre os 50+

Economia

Economia Prateada: Um Olhar Pragmático sobre os 50+

No Brasil, hoje temos 30,3 milhões de idosos e seremos 68,1 milhões em 2050

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Quando falamos no tema da população mundial e brasileira com mais de 50 anos, o que é chamado hoje de Geração Prateada ou 50+ podemos pensar em diversas facetas e/ou perspectivas.

A faceta mais abordada e que gera grandes discussões está no campo social ou humano, falando-se de inclusão social, políticas públicas e preconceito, utilizando-se de nomes como o etarismo, ageísmo, idadismo para se referir ao preconceito etário.

Segundo dados da ONU, em 2017 o mundo tinha 962 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Em 2050, esse número passará para 2,1 bi – o equivalente a 25% da população mundial. No Brasil, hoje temos 30,3 milhões de idosos e seremos 68,1 milhões em 2050. O mundo envelheceu, e o Brasil não é diferente. Isso fez com que a economia prateada tenha outro peso no mercado mundial.  

Leia Também:

Originalmente do inglês, silver economy – economia prateada – é a soma das atividades do mercado voltado exclusivamente para as necessidades das pessoas com 50+. Também é conhecido como “economia da longevidade”, e cresce surpreendentemente conforme a população envelhece e a pirâmide etária se inverte em vários países. 

Segundo Layla Vallias, cofundadora do Tsunami60+ (um estudo realizado com o público sênior consumidor), no Brasil esse mercado atinge a marca de 2 trilhões de reais por ano, representando pelo menos de 20% a 30% de qualquer mercado de consumo. No mundo, os valores chegam a 15 trilhões de dólares. 

Ao tratar da densidade populacional brasileira, os números não param de crescer. No Brasil são mais de 33 milhões de pessoas com mais de 60 anos e mais de 54 milhões de pessoas acima de 50 anos. A realidade dos negócios hoje é outra! 

Se engana quem pensa que os gastos do público maduro são voltados apenas para saúde. Com o desenvolvimento da medicina e ciência, a qualidade de vida e longevidade crescem juntas, sendo assim, para este público sobra mais tempo para viajar, empreender, comprar e investir.

Sendo assim, a partir de uma vivência de mais de 30 anos de mercado como autor de livros, treinador, palestrante, professor de pós-graduação, consultor e mentor de carreiras posso garantir que esta maturidade, senioridade e longeratividade dos profissionais com 50+ podem contribuir muito para suas organizações.

Portanto, é fundamental repensar e mapear como as políticas públicas e as políticas corporativas estão sendo realizadas para este público, que tem uma condição única de contribuição em posições de gestão, como formador de equipes, como mentor, consultor interno, especialista sênior e por aí vai.

E no aspecto organizacional e de posicionamento de mercado, sua empresa sabe como atender esta geração prateada e quanto pode estar perdendo em receitas com isto?

No próximo dia 27 de abril, no 4º Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada, que será realizado no teatro Sesi, em Goiânia, irei falar sobre o assunto em um workshop com o tema “Planejamento e Gestão de Carreira dos  50+”.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Fábio Rocha é especialista em Carreira e Diretor-Executivo da Damicos Consultoria em Liderança e Sustentabilidade

fabio@damicos.com.br 

#F5GOIÁS #SIMPÓSIONACIONALDEGESTÃOPÚBLICAEPRIVADA #GESTÃODECARREIRADOS50+ #FÁBIOROCHA

 

FONTE/CRÉDITOS: Fábio Rocha
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação
Comentários:
F5 Goiás

Publicado por:

F5 Goiás

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
f5
f5
mega
mega